A importância de avaliar uma oportunidade de mercado

CONTEXTO

Empresa do ramo de cosméticos deseja avaliar a oportunidade de agregar ao seu portfolio um produto com tecnologia inovadora direcionado a profissionais de beleza.

DESAFIO

Como avaliar o potencial de um novo produto e decidir sobre sua inclusão ou não ao portfolio da empresa?

SOLUÇÃO

Ao avaliar uma oportunidade de mercado é comum olhar para o copo cheio e menosprezar os riscos inerentes a qualquer empreitada. Para mapear as diferentes visões sobre os riscos e oportunidades, conduzimos entrevistas preliminares com os principais atores do projeto.

Para aumentar a clareza do grupo em torno da oportunidade, estruturamos todas as hipóteses que estavam implícitas na perspectiva do grupo. Todo esse processo foi realizado através de workshops colaborativos com o time do projeto, o que ajudou na construção de uma visão compartilhada.

RESULTADO

Foi assim que o grupo percebeu aspectos críticos que até então estavam sendo ignorados pelo grupo: não havia clareza sobre os atributos centrais do produto e já era possível antever uma forte resistência por parte do consumidor para adoção de novos comportamentos atrelados a nova tecnologia.

Estes insights foram decisivos para a tomada de decisão dos Executivos de não incluir o produto no portfolio, evitando possíveis prejuízos e direcionando os recursos de investimento para outras oportunidades.

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

E aí, gostou ?