CONTEXTO
Empresa do ramo de cosméticos deseja avaliar a oportunidade de agregar ao seu portfolio um produto com tecnologia inovadora direcionado a profissionais de beleza.
DESAFIO
Como avaliar o potencial de um novo produto e decidir sobre sua inclusão ou não ao portfolio da empresa?
SOLUÇÃO
Ao avaliar uma oportunidade de mercado é comum olhar para o copo cheio e menosprezar os riscos inerentes a qualquer empreitada. Para mapear as diferentes visões sobre os riscos e oportunidades, conduzimos entrevistas preliminares com os principais atores do projeto.
Para aumentar a clareza do grupo em torno da oportunidade, estruturamos todas as hipóteses que estavam implícitas na perspectiva do grupo. Todo esse processo foi realizado através de workshops colaborativos com o time do projeto, o que ajudou na construção de uma visão compartilhada.
RESULTADO
Foi assim que o grupo percebeu aspectos críticos que até então estavam sendo ignorados pelo grupo: não havia clareza sobre os atributos centrais do produto e já era possível antever uma forte resistência por parte do consumidor para adoção de novos comportamentos atrelados a nova tecnologia.
Estes insights foram decisivos para a tomada de decisão dos Executivos de não incluir o produto no portfolio, evitando possíveis prejuízos e direcionando os recursos de investimento para outras oportunidades.