Como trabalhar de forma mais inteligente?

Multi-Task, foco, delegação, disciplina…

Quantos caminhos para se buscar mais eficiência e produtividade nas tarefas, projetos e negócios. Sem dúvida, cada abordagem entrega ao menos um pouco do que promete neste sentido. Mas quando falta braço para entregar os resultados esperados, o desafio persiste: como trabalhar de forma mais eficiente? E aqui, queremos extrapolar o conceito de fazer mais com menos e propor.

DESAFIO: Como trabalhar de forma mais inteligente?

Queremos ir além da otimização de recursos para entregar o mesmo tipo de resultado. A provocação é de como entregar resultados melhores de maneira eficiente? Como não “matar” você e seu time de trabalhar e ainda assim ser capaz de inovar? Como entregar mais, sem precisar contratar mais?

SOLUÇÃO

A inovação é impulsionada pela criatividade.

Para que a criatividade floresça no ambiente corporativo, as pessoas precisam de tempo para ter idéias, maturá-las, combiná-las e então dar-lhes vida sob a forma de alguma solução. E para que tenham esse tempo, não podemos sufocá-las com atividades transacionais. Este tipo de trabalho mais operacional ainda será necessário por muito tempo antes que a automação atinja todos os segmentos de atuação, mas existem maneiras de eliminar aquelas que não agregam valor ao negócio.

Mapear os macro-processos e identificar a entrega de valor de cada etapa é o primeiro passo. Aproximando a lupa, será possível perceber processos que geram valor direto ao cliente e outros que não o impactam diretamente, mas que ainda assim, são necessários a construção de valor em outras esferas. Contudo, fatalmente, serão identificadas tarefas que podem facilmente ser eliminadas sem prejuízo ao cliente e à operação. Atividades que perderam o sentido, devido a mudança de contexto e de objetivos. Que serviram seu propósito em algum tempo atrás, mas que hoje podem ser descartadas.

Outra forma de abordar esse desafio é aumentar a clareza dos objetivos organizacionais. Por que, ano após ano, seguimos trabalhando do jeito que trabalhamos? O que estamos querendo alcançar? Quais os feedbacks que temos do mercado e da organização de que estamos realmente construindo algo relevante? Estabelecer objetivos claros, permite eliminar ou reduzir a frequência de atividades que não conduzam a organização para essa direção.

Agora, independente do caminho escolhido, para fazer esse tipo de perguntas e, principalmente para respondê-las, é preciso de um time que se empodere dos rumos da organização e sinta-se capaz de enfrentar os desafios que se apresentem. Investir no desenvolvimento do time, destravando seu potencial criativo é essencial para desenvolver a autonomia da equipe para que, cada um, assuma as rédeas da sua parte do negócio, sempre com essa provocação em mente: o que estamos fazendo é relevante para o nosso cliente?  E caso não seja, ter a coragem de descontruir o trabalho de então e criar novas e melhores formas de se entregar resultados.

COMO FAZEMOS

Para apoiar o desenvolvimento do time, sua autonomia e potencial criativo, envolvemos os colaboradores em experiências de aprendizagem baseadas em desafios reais do negócio. E através da metodologia de Design Thinking e ferramentas de Design Sprint, facilitamos a co-criação de soluções incríveis e que possam ser entregues através de planos exequíveis.

Se você prefere a abordagem dos macro-processos, utilizamos a metodologia de Service Design para identificar a jornada atual, as interações do usuário com o front-end e a carga operacional que fica no backstage. Avaliar a geração de valor em cada etapa e conectá-la com os desejos e o job-to-be-done do usuário para desenvolver uma nova jornada mais relevante e, na maioria das vezes, mais enxuta.

Se você prefere a abordagem dos Objetivos Estratégicos, promovemos a externalização dos objetivos organizacionais, através de processos de escuta e co-criação com atores estratégicos, e estimulamos a integração dos propósitos individuais à missão coletiva através de experiências de aprendizagem impactantes.

Seja qual for o caminho, estamos preparados para apoiar sua organização a trabalhar de forma mais inteligente e a co-criar novas realidades com você!

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

E aí, gostou ?