CONTEXTO
Indústria de transformação deseja estabelecer uma estratégia alto-nível que integre a estratégia de diferentes segmentos de atuação e atenda aos objetivos dos acionistas-controladores.
DESAFIO
Como podemos integrar a estratégia emergente de cada segmento com a estratégia central da organização?
SOLUÇÃO
Para organizar e estruturar a confecção estratégica, desenhamos um Ciclo Estratégico que considerava as etapas pré-existentes e inseria novas etapas, em especial um fluxo de mão-dupla (top-down + bottom-up) para a concepção da estratégia central.
Conduzimos um projeto-piloto em duas unidades de negócio, que ajudou a desenvolver de forma iterativa novos artefatos estratégicos necessários ao novo ciclo. Promovemos uma série de workshops com Diretores e Gerentes que permitiu a apropriação dos novos processos e ferramentas pelos gestores ao mesmo tempo em que apoiávamos a implementação do ciclo em toda a empresa.
RESULTADO
Ao longo de 2 anos, foi possível perceber o amadurecimento da visão estratégica dos Executivos envolvidos no projeto, o que facilitou o desdobramento para a organização.
Com o processo iterativo de desenvolvimento dos artefatos e a facilitação em grupos, ampliamos a participação de diferentes estratos da organização na concepção da estratégia, aproximando o conceito de sua execução;
Desta forma, a média gestão passou a desenvolver sua própria narrativa estratégica e oferecê-la aos estratos operacionais através de um discurso simples que conecta a estratégia central com as atividades corriqueiras do dia-a-dia e aumenta a capacidade de execução da estratégia nas diferentes áreas.
Hoje o Ciclo Estratégico segue sendo consolidado a partir de um novo patamar de apropriação pelos envolvidos na concepção, desdobramento e execução nos diferentes níveis da organização.