CONTEXTO
Nosso cliente, uma consultoria em Educação Corporativa, passava por um processo de mudança de identidade visual e de proposta de valor. Por este motivo contrataria um grupo de 15 novos colaboradores, que entrariam na empresa de uma só vez, no mesmo dia.
Seria necessário criar um processo de integração (onboarding) diferente do que a empresa “antiga” realizava, que apresentasse a nova empresa aos novos funcionários e compartilhasse seu jeito de trabalhar em apenas 1 dia.
DESAFIO
Construir um novo processo de onboarding em um prazo de 15 dias.
SOLUÇÃO
Decidimos usar a abordagem do Design Sprint para construir a solução de forma ágil e com foco no usuário. Recrutamos um grupo de 4 colaboradores da própria empresa, compartilhamos com eles alguns conceitos básicos para a participação em um Design Sprint e co-construímos a solução em 4 sessões de 8 horas de duração, em um prazo de 10 dias. A partir do briefing do cliente executamos as seguintes etapas:
- Delimitação do problema (Problem Framing) para garantir o foco da solução;
- Entrevistas com colaboradores que haviam passado recentemente pela integração;
- Identificamos o perfil dos novos colaboradores contratados;
- Mapeamos a jornada atual para identificar pontos positivos a serem mantidos;
- Realizamos uma rodada de ideações para identificar possíveis melhorias;
- Submetemos as idéias a especialistas no assunto para sua validação e adequação;
- Construímos a jornada ideal da integração na nova empresa;
- Definimos o que deveria ser prototipado, e usamos role-play para sua execução;
- Construímos e entregamos o MVP do onboarding no 1º dia dos novos funcionários.
RESULTADO
Prototipamos a conversa inicial do novo funcionário com um dos sócios, falando sobre o jeito da empresa. Redesenhamos todo o flow do 1º dia de Integração, inserindo temas relevantes, num formato leve e acessível ao novo funcionário. Além de um novo processo de fácil replicação pela empresa, apoiamos o cliente na integração dos 15 novos funcionários, finalizando o projeto com feedbacks positivos de cliente e usuários.