CONTEXTO
Com o avanço da Pandemia e a necessidade do distanciamento social, diversas atividades que eram desenvolvidas de maneira presencial precisaram ser repensadas no processo de migração para o ambiente digital.
Nosso cliente, uma consultoria de gestão focada no ramo de turismo, precisou repensar todo seu programa de capacitação de empreendedores de impacto que, historicamente, era conduzido unicamente de forma presencial em diversos encontros ao longo de 6 meses.
Sua percepção inicial era de que precisava de apoio para migrar todo o conteúdo do presencial para o digital, mas logo conseguimos mostrar que essa abordagem, além de custosa e trabalhosa, era também a mais arriscada e menos efetiva.
DESAFIO
Desenhar um programa online de capacitação que gere valor ao usuário.
SOLUÇÃO
Usando a abordagem de Lean Startup, focamos os esforços em identificar o principal valor agregado pelo serviço prestado presencialmente. Com a visão do Experience Design avaliamos a melhor forma de gerar o mesmo valor e engajamento através de canais digitais. E apresentamos uma proposta baseado em ferramentas de Service Design para apoiá-los no desenho da nova jornada digital que incluía:
- identificar personas e job-to-be-done
- mapear a jornada atual do usuário
- identificar os pontos da jornada com maior valor agregado
- aprofundar o entendimento das necessidades do usuário no contexto da pandemia
- desenhar a jornada ideal digital
- identificar os pontos da jornada a serem prototipados
- definir a estratégia de prototipação.
Ao longo de 4 encontros de facilitação e a partir das atividades colaborativas e criativas, diversos insights foram gerados pela equipe do projeto:
- redirecionar os temas da capacitação para o principal job-to-be-done do usuário
- enxugar outros temas da capacitação e os entregáveis que eram custosos à organização e geravam pouco valor ao empresário
- oferecer o produto de forma modular para torná-lo mais acessível financeiramente e mais direto ao ponto de dor do negócio
- prototipar as partes da jornada que geram alto valor e que podem ser desenvolvidas com menor esforço.
RESULTADO
Com o desenho de uma jornada muito mais concisa e assertiva, a empresa passou a ter uma estratégia clara para o desenvolvimento do novo produto digital, de forma a reduzir riscos e o investimento para efetivar a mudança, e continuar gerando valor aos clientes durante a pandemia.