Programa de Aceleração de Empreendedores

CONTEXTO

O programa de aceleração de empreendedores de impacto oferecido por uma grande empresa de comércio eletrônico estava em seu 2º ano quando a pandemia impões restrições a todas as atividades presenciais.

Nosso cliente, responsável pela execução desse projeto, nos convidou para apoiar na construção e entrega de toda a experiência de aprendizagem do curso online em colaboração com outras 2 organizações de apoio ao empreendedorismo.

Além dos desafios de co-construção do projeto de forma remota, também precisávamos extrair os conhecimentos de especialistas da organização para a construção do conteúdo técnico, traduzindo-o para a linguagem do usuário.

DESAFIO

Desenhar um curso online de aceleração para empreendedores de impacto com foco em Estratégia Comercial.

SOLUÇÃO

Usando ferramentas de colaboração online como Miro e Google docs, facilitamos as reuniões de planejamento com as organizações envolvidas. Com o frame de Experience Design da Kaospilot, desenhamos uma jornada centrada no usuário que ia além da sala de aula da seguinte forma:

  • desenho e validação de personas
  • mapa dos principais desafios do usuário
  • co-construção da jornada de aprendizagem
  • escuta de especialistas e sistematização de conhecimento tácito
  • desenvolvimento de conteúdos técnicos e engajantes
  • integração de palestrantes e mentores aos objetivos da jornada
  • facilitação de treinamentos online
  • mentorias técnicas de Estratégia de Negócios e Estratégia Comercial

Foram 10 horas de escutas, 4 módulos desenvolvidos, 24 horas de aulas online facilitadas, 20 mentorias individuais realizadas, além de apoio técnico aos empreendedores ao longo de 3 meses nos temas:

  • Identidade Empreendedora: conexão do propósito dos empreendedores com as causas que defendem e seus negócios
  • Business Design: compreensão do canvas e aplicação na estrutura do modelo de negócios
  • Inteligência de Mercado: ferramentas e habilidades para identificar e aproveitar oportunidades de mercado
  • Estratégia Comercial: definição de objetivos comerciais, identificação de lacunas e construção de plano de ação
  • Soft Skills: habilidades necessárias ao empreendedor para executar sua estratégia comercial e seguir aprendendo.

RESULTADO

Em um ano com 4 vezes mais participantes que a edição anterior, conseguimos um engajamento positivo ao longo de toda jornada, uma evasão 30% menor e a construção de uma rede de colaboração que perdura além do curso, gerando valor para o empreendedor e para a empresa patrocinadora. 

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

E aí, gostou ?