Reestruturação do negócio em meio à Pandemia

CONTEXTO

Com o avanço da Pandemia, uma série de restrições foram impostas às atividades de comércio e serviços, e o ramo de academias foi um dos mais impactados.

Nosso cliente, sócio proprietário de uma academia com mais de 1000 alunos atividades, estava sendo sufocado pela avalanche de problemas decorrentes das restrições, como a queda no número de matrículas, inadimplência de mensalidades, que impactavam na redução de faturamento ao mesmo tempo em que lutava par manter os custos fixos, principalmente do salário dos profissionais que contribuíam para a geração de valor do negócio.

Além de brigar para manter o negócio de pé, também precisava se preocupar com as adequações necessárias à operação no cenário pós pandemia, pensar em novos formatos de engajar alunos à distância, manter o distanciamento adequado dentro da academia tão logo fosse liberado pelas autoridades de saúde e, principalmente, como apoiar os colaboradores a desenvolver novos comportamentos de segurança durante todo esse processo.

DESAFIO

Reinventar a operação (estrutura e comportamentos) perante o novo cenário pós COVID

SOLUÇÃO

Neste cenário oferecemos ao sócio proprietário de maneira pró-bono uma sessão online de ideação estruturada, com ferramentas de Design Thinking, Problem Framing e Design Sprint, para:

  • identificar as diferentes dimensões do problema,
  • mapear os stakeholders envolvidos e sua relação com o problema/solução,
  • avaliar dados internos disponíveis,
  • identificar alavancas e barreiras a resolução do problema,
  • definir linhas de ação prioritárias

Em poucas horas, conseguimos fatiar o problema principal definindo desafios específicos e responsáveis claros, além do resultado esperado para cada um nas diferentes linhas de ação:

  • aumentar a segurança dos alunos para manter a frequência na academia
  • facilitar as condições financeiras para manter a base de alunos atual
  • desenvolver novos formatos de aula para promover a saúde dos alunos.

Assim o empresário pode levar para os times responsáveis o desafio de discutir, definir e implementar as soluções necessárias para a superação de cada problema.

RESULTADO

A avalanche de problemas decorrentes da pandemia que levavam a inércia na gestão do negócio foi desmanchada e o empresário foi capaz de estruturar planos de ação específicos e desdobrá-los junto à equipe de gestão, professores e demais profissionais da academia, permitindo que o negócio sobrevivesse à pandemia e desenvolvesse novas formas de receita e operação.

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

E aí, gostou ?