CONTEXTO
Os sócios de uma consultoria com mais de 30 anos de mercado tinham planos de expandir o negócio e precisavam que seu time de consultores se apropriasse da abordagem técnica que tinha trazido sucesso aos clientes e à empresa em todos esses anos.
No entanto esse conhecimento estava apenas na cabeça dos sócios, nunca havia sido estruturado e era transmitido de maneira informal em conversas ancoradas no sócio fundador. O cliente então nos pediu apoio para estruturar esse conhecimento e transferi-lo para o time de consultores através de ações de aprendizagem.
DESAFIO
Sistematizar conhecimento tácito dos sócios, transferi-lo para todos os colaboradores e capacitá-los para aplicação prática em seus trabalhos.
SOLUÇÃO
Através de uma série de reuniões de escuta com os sócios para colher suas impressões e experiências com a abordagem, sessões de ideação com o sócio-fundador para construção de uma narrativa com elementos teóricos e criativos, estruturamos o conhecimento sobre a abordagem técnica da empresa na forma de um e-book.
Para a transferência e internalização desse conhecimento pelos consultores, desenhamos uma jornada de aprendizagem, com diversos elementos lúdicos e interativos para garantir o engajamento de todo o time e sua capacitação para utilização prática da abordagem.
Assim criamos e facilitamos 4 experiências de aprendizagem no período de 30 dias com os seguintes pontos principais:
- Primeiro contato: apresentação da abordagem, embasamento teórico e cases de sucesso dos sócios
- Transferência: exercícios para verificação da abordagem em exemplos práticos da vida dos consultores
- Prática: através de role-play com um cliente fictício, construir uma proposta de serviço pautada na abordagem, avaliada pelos sócios.
- Compartilhamento: exercitar as narrativas individuais da abordagem para prospects e clientes da empresa, com feedback dos sócios.
RESULTADO
Através de experiências que mexiam com o pensar, sentir e agir do time de consultores conseguimos capacitá-los, fazendo com que se apropriassem da abordagem da consultoria e a imprimissem em seus desafios técnicos e comerciais, permitindo aos sócios tocar a expansão pretendida para o negócio.